A Netflix estaria considerando abandonar o modelo de maratona, em que o conteúdo pode ser assistido de uma só vez. Segundo a newsletter Puck, o streaming pode passar a adotar lançamentos semanais, com o objetivo de manter os espectadores engajados por um maior período de tempo.
A estratégia, que já é utilizada em programas de competição e reality na plataforma, é seguida como um padrão por serviços concorrentes, como Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+. O veículo revela conversas internas sobre como a Netflix pode mudar e se adaptar para continuar relevante, especialmente em um cenário com perda de assinantes.
O debate mais uma vez teria sido colocado na mesa após a repercussão na internet em relação ao lançamento de Sandman. Embora a adaptação da obra de Neil Gaiman tenha sido bem recebida pelo público e crítica, a Netflix ainda não anunciou uma possível renovação, já que espera informações de audiência desde a primeira semana até o fechamento do mês de estreia para definir o futuro de um título.
A evolução do mercado aponta que disponibilizar novos episódios de forma semanal permite com que o público tenha uma melhor experiência. Isso porque pode consumir com calma determinado conteúdo de seu interesse, sem se preocupar com spoilers.
Além disso, o boca a boca faz com que mais pessoas sejam atraídas para conferir uma nova atração, até então fora de seu radar. Como resultado, há a constatação de que a audiência cresce à medida em que uma temporada avança.
Uma das alternativas já testadas, mas que agora aparece como insuficiente, foi o modelo híbrido. Tal esquema faz com que uma temporada seja disponibilizada em partes, assim como foi aplicado no final de Ozark e na 4ª temporada de Stranger Things, por exemplo.
Resta saber se a Netflix vai mudar de ideia sobre o formato de seus lançamentos, acabando de vez com as famosas maratonas.