O ator Hank Azaria, ex-dublado de Apu em Os Simpsons, disse que deseja se desculpar individualmente com cada indiano nos EUA pela abordagem preconceituosa em que o personagem Apu era submetido na animação. O ator deixou o projeto há mais de um ano devido às críticas da comunidade indiana.
Confira o que disse Azaria em entrevista ao podcast “Armchair Expert”:
“Eu realmente sinto muito. É importante. Eu peço desculpas pelo meu papel em criar e contribuir com isso. Parte de mim sente que eu preciso ir até cada indiano neste país e me desculpar pessoalmente. E às vezes eu faço isso.”
O personagem em questão, Apu, sempre teve um aspecto polêmico devido a forma estereotipada de como era apresentado o comportamento indiano pela animação, causando grande desconforto para a comunidade. Esse desconfortou se acentuou com o documentário “O Problema com Apu“, dirigido por Hari Kondabolu (2017) que critica a produção de Os Simpsons. Todo esse cenário criou uma grande pressão em cima do dublados Azaria, que acabou por abandonar a dublagem do personagem tempos depois.
Azaria disse, ainda, que foi uma conversa com descendentes indianos da escola de seu filho que o fez perceber o quão problemática era toda a situação:
“Um menino de 17 anos… Ele nunca viu ‘Os Simpsons’, mas sabe o que o Apu representa. Já é praticamente um xingamento. Tudo o que ele sabe é que é assim que seu povo é visto por tantas pessoas neste país”, contou o ator.”
Após toda a repercussão, o criador da animação, Matt Groenning, disse que já reformulou o personagem e que o público sentirá orgulho de Apu daqui para frente:
“Eu acho as histórias de Apu fantásticas, e ele é um dos personagens com mais nuances nesse desenho animado bobo. Eu sinto orgulho de Apu, e o público também vai sentir. Estamos criando outros arcos para ele sem abrir mão das críticas que já fizemos. Ele terá outra abordagem daqui para frente.”