A franquia do Pokémon é a mais valiosa do mundo, ficando à frente de Marvel e Star Wars, com um valor estimado em R$100 bilhões. Levando em conta esses números e a febre desde seu lançamento até os dias atuais, o Museu Nacional da Natureza e da Ciência do Japão fez uma parceria com a empresa do Pokémon para criar uma Exposição de Fósseis Pokémon que compara os monstrinhos aos dinossauros.
Pokémon já se mostrou ser divertido e educacional, como comprovado pela mais recente colaboração da franquia com o Museu Nacional da Natureza e Ciência no Japão. O museu anunciou recentemente uma nova Exposição de Fósseis Pokémon itinerante, onde os participantes podem aprender sobre as criaturas da vida real que inspiraram alguns dos personagens Pokémon mais amados. O “Museu de Fósseis Pokémon” irá para vários museus em todo o Japão ao longo do próximo ano.(Uma pena ser tão longe do Brasil, não é?)
A Pokémon Company está comemorando 25 anos em 2021, tornando este o ano perfeito para dar uma olhada na história das criaturas fictícias e suas inspirações da vida real. Como os fãs sabem, a linha de Pokémon cresceu nas últimas duas décadas de 151 monstros para mais de 800. Cada nova geração oferece aos jogadores novas regiões para explorar e descobrir criaturas nunca antes vistas. Muitos desses monstros possuem semelhanças com animais da vida real – alguns podem ser mais reconhecíveis do que outros. A linha Tyrunt e Tyrantrum, por exemplo, se assemelha muito a um tiranossauro. Embora uma semelhança menos óbvia, o Lileep e o Cradily foram inspirados em Sea Lillies fossilizados.
O Pokémon Fossil Museum deverá visitar museus em todo o Japão, começando com o Mikasa City Museum em Hokkaido de 4 de julho de 2021 a 20 de setembro de 2021. No outono, a exposição irá para o Shimane Prefectural Sampei Nature Museum, seguido pelo Museu Tóquio Nacional de Ciências na primavera de 2022. No momento, a excursão está programada para terminar no Museu de História Natural de Toyohashi em Aichi no verão de 2022. No entanto, parece que mais datas e locais podem ser adicionados posteriormente. Esta exibição de paleontologia Pokémon parece uma aventura incrível para Pokémon e amantes de história, não importa a idade. Incorporar a franquia Pokémon em materiais educacionais é uma ótima maneira para as crianças ganharem valiosas experiências de aprendizagem de uma forma divertida e envolvente.