É improvável que a Nintendo siga o exemplo dado pelas aquisições de alto nível da Microsoft e Sony.
Falando durante o último relatório de ganhos da empresa, o presidente Shuntaro Furukawa disse que a Nintendo não se beneficiaria com a compra de outros estúdios. Ele disse aos investidores que “nossa marca foi construída sobre produtos criados com dedicação por nossos funcionários, e ter um grande número de pessoas que não possuem nenhum DNA da Nintendo em nosso grupo não seria uma vantagem para a empresa”.
Esta não é a primeira vez que a Nintendo se comprometeu com investimentos internos nos últimos meses. Conforme observado pela Bloomberg, Furukawa comprometeu até 100 bilhões de ienes (US$ 870 milhões) para fortalecer o desenvolvimento de jogos da empresa, com foco particular no crescimento orgânico.
Isso não quer dizer que a Nintendo não esteja procurando fazer aquisições. Em janeiro de 2021, a empresa adquiriu a Next Level Games. A diferença entre isso e a aquisição da Activision pela Microsoft ou a recente compra da Bungie pela Sony é que a Nintendo trabalha com a Next Level há quase 20 anos, o estúdio foi a força motriz por trás dos jogos mais recentes de Luigi’s Mansion, e se concentrou em títulos da Nintendo para grande parte de sua vida útil. A parceria é mais semelhante em escopo às recentes aquisições menores da Sony, como as de Firesprite ou Housemarque.
Falando à Bloomberg, o analista do setor Serkan Toto sugeriu que a postura de Furukawa não deveria surpreender; “Eu realmente tenho dificuldade em imaginar qual dos grandes [desenvolvedores] eles poderiam estar interessados em comprar. A Nintendo sempre permanecerá Nintendo. A empresa sempre confiou em jogos first-party, e não vejo nenhuma razão para eles mudarem.”