Richard Linklater, aclamado diretor de cinema independente, manifestou preocupação com a indústria cinematográfica atual. Recentemente, em entrevista à Entertainment Tonight Canada, ele criticou fortemente a influência tecnológica em Hollywood. Especificamente, desaprovou a tendência emergente de chamar filmes de “conteúdo”. Historicamente, Linklater, responsável por clássicos como “Slacker” e “Jovens, Loucos e Rebeldes“, via o apogeu do cinema independente como algo vibrante. No entanto, ele agora atribui seu declínio à tecnologia e às mudanças na distribuição e consumo de filmes.
Ao promover seu novo filme “Hit Man”, Linklater nostalgicamente lembrou quando filmes independentes de baixo orçamento ganhavam destaque. Atualmente, ele sente que essa era está “desaparecendo com o algoritmo”. Ele frequentemente questiona o valor que a nova geração dá ao cinema e, além disso, destaca a transformação na paisagem cinematográfica.
O diretor, que também dirigiu “Escola de Rock”, sente que filmes como “Boyhood: Da Infância à Juventude” perderam relevância. Surpreendentemente, ele criticou a crescente influência tecnológica, dizendo: “Sentimos a mudança quando filmes viraram ‘conteúdo'”. Para ele, isso ocorre quando “pessoas da tecnologia dominam sua indústria”.
Por outro lado, Linklater expressou tristeza pela sociedade se voltar a tecnologias que eliminam a “curadoria através da arte”. Em sua visão, a arte foi substituída por “sistemas de entrega de publicidade”. Apesar de crítico, Linklater mantém esperança e constantemente incentiva outros a seguir suas paixões e acreditar em um futuro melhor para o cinema.
Fonte: Entertainment Weekly