Casa Gucci de Ridley Scott causou polêmica na família Gucci, com Patricia Gucci, a única filha de Aldo Gucci, chamando a versão de Aldo de Pacino de “vergonhosa, porque ele não se parece em nada com ele”. Passou a chamar o Aldo de Pacino de “gordo, baixo, com costeletas, muito feio”.
Em conversa com a Total Film para uma longa sessão de perguntas e respostas, Scott aborda as críticas, dizendo que tentou ser “o mais respeitoso possível, sendo o mais factual possível” com o que aconteceu. No entanto, ele acrescenta que a família que escreveu para a produção foi “assustadoramente insultuosa” ao falar sobre Pacino.
“As pessoas que estavam escrevendo da família para nós no início foram alarmantemente insultantes, dizendo que Al Pacino não representava Aldo Gucci fisicamente de nenhuma forma”, disse Scott. “E, no entanto, francamente, como eles poderiam ser melhor representados do que por Al Pacino? Com licença! Você provavelmente tem os melhores atores do mundo, você deveria ter a porra da sorte.”
“Acho que muito disso é cômico”, diz o cineasta. “Certamente para os dois primeiros atos. Jared Leto, não há muitas informações sobre [seu personagem] Paolo, mas há fotos de Paolo e é exatamente isso que Paolo se parece. Encontramos as fotos e Jared fez o que fez e se vestiu a maneira como Paolo se vestia. Não há muito Paolo falando na câmera. E isso tinha que ser, até certo ponto, imaginado, mas claramente Paolo era um homem muito colorido e extravagante. “
“A extravagância de Paolo foi bem capturada”, acrescenta. “E como isso pode ser ofensivo? Prestamos atenção para não ser muito abertos se pudermos evitar.”
Desde a entrevista com Scott, a família Gucci mais uma vez criticou Scott e o filme, dizendo que Aldo e Paolo são retratados como “bandidos, ignorantes e insensíveis ao mundo ao seu redor”. Eles não discutiram o que pensavam sobre a aparência de Pacino.
Casa Gucci está em exibição nos cinemas brasileiros.