A Sony anunciou nessa semana que finalmente completou sua aquisição do Crunchyroll, através de seu grupo global Funimation. A compra custou cerca de US$ 1,2 bilhão e precisou de quase nove meses para ser concluída, tendo sido anunciada pela primeira vez em dezembro do ano passado.
O motivo para a aquisição ter levado tanto tempo para se concluir foi escrutínio das autoridades que viam a possibilidade de um monopólio, com a Sony controlando tanto o Funimation como o Crunchyroll. Na divulgação da empresa sobre sua conquista, a Sony não comenta sobre essas preocupações, trazendo apenas uma declaração de seu CEO:
“O alinhamento do Crunchyroll e do Funimation vai nos permitir nos aproximar ainda mais dos criadores e fãs que estão no coração da comunidade de animes. Nós estamos ansiosos para oferecer ainda mais entretenimento excelente que enche o mundo de emoções através do anime” disse Kenichiro Yoshida.
A aquisição custou exatamente US$ 1,175 bilhão, e a Sony não comentou ainda neste momento quais serão as primeiras mudanças no modelo de negócios de qualquer um dos streamings. Mas Tony Vinciquerra, líder da divisão Sony Pictures, declarou que o objetivo da companhia é “criar uma experiência de assinatura de anime unificada o mais cedo possível”.