Recentemente, o renomado diretor Spike Lee compartilhou sua opinião sobre “Oppenheimer”, o mais recente sucesso de Christopher Nolan. Durante uma entrevista ao The Washington Post, Lee, ao elogiar Nolan, afirmou que ele é um “cineasta incrível”. No entanto, ele levantou uma questão pertinente: a representação do povo japonês no filme.
Ao abordar o assunto, Lee declarou: “[Nolan] é um cineasta incrível… E isso não é uma crítica. É um comentário”. Em seguida, ele expressou seu desejo de ver uma representação mais detalhada do impacto das bombas nucleares no Japão. “Se [‘Oppenheimer’] tem três horas, eu gostaria de adicionar alguns minutos sobre o que aconteceu com o povo japonês. Pessoas foram vaporizadas. Muitos anos depois, as pessoas ainda eram radioativas”, comentou.
Além disso, Lee mencionou que Nolan, sendo influente, tem poder suficiente para decidir o conteúdo de seus filmes. Assim, sugeriu que ele poderia ter incluído mais sobre o impacto das bombas. Por outro lado, ele ainda brincou sobre a possibilidade de Nolan ter opiniões sobre sua própria filmografia, citando “Faça A Coisa Certa” e “Malcolm X”.
Por fim, vale destacar que “Oppenheimer” tornou-se o maior sucesso de bilheteria de Nolan nos EUA. O filme, que estrela Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon e Florence Pugh, segue a trajetória do cientista que liderou o desenvolvimento da primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, o filme continua em exibição nos cinemas brasileiros.