Página Inicial / Listas / Top 10 melhores episódios de Doctor Who !

Top 10 melhores episódios de Doctor Who !

Reprodução

Doctor Who é uma premiada série de ficção científica britânica e que já alcança a incrível marca de quase 60 anos de existência. Através de uma troca cíclica de seus personagens, a série consegue sempre se renovar e abordar os mais variados e atuais temas, além de poder alcançar o mais diverso público. Dentro de sua nave com formato de cabine de telefone britânica, a Tardis, o Doutor e seus companheiros já conheceram figuras icônicas da história e já conheceram também os confins do universo e do tempo, além das mais bizarras, medonhas e criativas criaturas que habitam nosso universo. Conheça abaixo uma seleção dos melhores episódios da série. A lista aborda apenas o “New Who”, ou seja, as temporadas após o hiato entre o Oitavo e o Nono Doutor, ponto de entrada para vários fãs da série, como é o meu caso. 

 

10° – Flatline (S8E9)

Reprodução

Neste episódio cômico e ao mesmo tempo assustador, a companion Clara se encontra separada do 12° Doutor e encara uma ameaça de outra dimensão mas que está tentando fazer caber na nossa dimensão. Esta ameaça de criaturas planas e que podem habitar como uma impressão em qualquer coisa sólida é uma das criaturas mais criativas que já apareceram em mais de 50 anos da existência da série. Além disso, para contatar os seres, o Doutor terá de se encaixar nas suas regras, criando momentos divertidos, como quando o Doutor adentra uma Tardis em miniatura. 

 

9° – The Satan Pit  (S2E9)

Reprodução

Neste episódio, os simpáticos Oods estão fazendo os companheiros do 11° Doutor reféns, controlados por uma criatura desconhecida chamada apenas de A Besta e que parece ser a encarnação do próprio mal. No interior do planeta impossível, que flutua em volta de um buraco negro, o 10° Doutor irá descobrir de fato do que se trata a criatura. O episódio conta com reflexões acerca do bem e do mal que habita em todos nós, uma vez que, ao se encontrar com a própria Besta, o Doutor percebe que eliminá-la não irá eliminar o problema principal, que se encontra fragmentado na mente de todos os sobreviventes.

 

8° – The Doctors Wife (S6xE4) 

Reprodução

Neste emocionante episódio, que é escrito pelo brilhante Neil Gaiman, uma entidade chamada Casa engana o 11° Doutor e seus companions Amy e Rory para serem atraídos para o asteróide em que a Casa reside fora do universo enviando uma chamada de socorro para a máquina do tempo do Doutor e para a nave espacial Tardis. A Casa remove a matriz da Tardis e a transfere para o corpo de uma mulher chamada Idris que passa a ser a encarnação da eterna companheira do Doutor, e que passa a ajudar o Doutor a impedir que a Casa escape de seu universo de bolso com a Tardis.

 

7° – The Empty Child (S1xE9) 

Reprodução

Um episódio muito bem ambientado numa Londres de 1941, foca no convívio de um grupo de crianças abandonadas durante a guerra contra a Alemanha. Nancy, a líder do grupo de crianças, arrisca sua vida para trazer comida para os pequenos sobreviventes. No meio da aventura, o 9° Doutor se envolve em um mistério envolvendo uma praga relacionada a um fantasmagórico menino mascarado. A máscara em seu rosto, uma máscara de gás é ao mesmo tempo medonha e real, uma vez que o contexto é de guerra, e se torna ainda mais angustiante ao acompanhar a luta do grupo de crianças pela sobrevivência. De quebra, ainda conhecemos nesse episódio um personagem muito interessante, o capitão Jack Harkness, um viajante do tempo misterioso e debochado, mas que conquista o público e irá garantir seu lugar como companheiro do Doutor em várias aventuras. 

 

– The Girl in the Fireplace (S2x E4)

Reprodução

Neste emocionante episódio, o 10° Doutor e seus companions Rose e Mickey encontram  fendas temporais em uma nave espacial do século LI que os levam à França do século XVIII, onde encontram criaturas robóticas tecnológicas que parecem não pertencer àquele tempo e que perseguem Madame de Pompadour em diferentes períodos da sua vida. Dessa forma, o Doutor também irá visitá-la em diversos episódios de sua vida, fazendo amizade com a criança que era assombrada pelos monstros e prometendo que sempre iria retornar. Madame de Pompadour assim fica no aguardo da visita do viajante do tempo até sua velhice. Steven Moffat se inspirou no romance A Mulher do Viajante do Tempo, de Audrey Niffenegger, para o enredo do episódio, que é um dos mais cativantes da temporada. 

 

5° – Rosa (S11xE3)

Reprodução

Rosa Parks era uma costureira negra que viveu na época da segregação racial estadunidense, época na qual a convivência entre brancos e negros era dividida por leis racistas. Uma dessas, obrigava os negros a ocuparem os acentos finais nos ônibus, e quando ficava lotado, os negros eram obrigados a ceder seus lugares para os brancos. Rosa Parks tornou-se famosa e um símbolo da luta contra o racismo quando se negou a ceder seu assento no ônibus para que um branco se sentasse. Esse ato levou à sua prisão, mas iniciou uma longa luta que levou ao fim da segregação anos depois.

Esse é o contexto que a 13ª Doutora encontra ao desembarcar da Tardis após um pouso mal sucedido, provando que a cabine sempre tem um destino mais oportuno para seus passageiros. Um dos companions da Doutora sofre uma agressão simplesmente por ser negro e quem vai ajudá-lo é ninguem menos que Rosa. O episódio acompanha os episódios mais marcantes de uma das mulheres mais importantes na história, e tem um final muito emocionante, onde a Doutora decide se deve ou não alterar o curso da história, por mais duro que seja assistir seu desenrolar. 

 

4° – Vincent and the Doctor (S5xE10)

Reprodução

Um dos episódios mais famosos do seriado, onde o 11° Doutor e sua companion Amy descobrem pistas deixadas por Vincent Van Gogh em seus quadros sobre a existência de uma misteriosa criatura. O Doutor faz uma visita ao artista e ajuda a perseguir a criatura, mas os pontos fortes do episódio ficam para o desenvolvimento da amizade do trio e o entendimento que Vincent tem sobre a realidade opressora ao seu redor, mesmo com uma personalidade tão doce e sensível. O episódio conta com um final muito emocionante, onde finalmente podemos dizer que o artista teve um vislumbre da marca que deixou na história da humanidade.

 

3° – Heaven Sent (S9xE11)

Reprodução

Peter Capaldi entrega o melhor de sua atuação neste episódio que é quase inteiro um monólogo. Um episódio à la Feitiço do Tempo, mas que é assustador ao mesmo tempo, principalmente pela solidão do Doutor e sua tristeza pela falta da sua companion. Nesta aventura, o Doutor parece ter de enfrentar seu último desafio antes de voltar à Gallifrey e encontrar os últimos sobreviventes de sua raça. Um Doutor cansado e enlutado em uma aventura psicológica, que toma a forma de uma assustadora criatura da qual parece não haver escapatória.

 

2° – Blink (S3xE10)

Reprodução

Sally Sparrow é uma jovem fotógrafa que  acaba envolvida em um mistério que coloca a sua vida e a das pessoas à sua volta em risco ao adentrar uma casa abandonada para fotografar sua arquitetura. Ao perceber que está sendo seguida por sinistros anjos de pedra (talvez os inimigos mais medonhos do Doutor, os Weeping Angels), a moça se vê envolvida numa trama onde passado, presente e futuro se misturam e sua única chance de sobreviver está nas mensagens deixadas pelo Décimo Doutor em Easter Eggs de antigos DVDs.

O episódio foi um grande sucesso pela criação dos Weeping Angels, o que não é novidade, pois Steven Moffat já havia demonstrado o quanto gosta de explorar medos infantis e primitivos com seus monstros. As estátuas se tornam ainda mais sinistras quando se descobre que elas apenas se movem quando você não está olhando para elas, aumentando a tensão por nunca saber como são seus movimentos ou quando irão atacar.

 

1° – The Day of the Doctor (Especial de 50 anos da série)

Reprodução

Este episódio que é um especial em comemoração aos 50 anos da série é um verdadeiro presente para os fãs do Doutor. Traz revelações que mudam completamente o entendimento da série que se tem até então. A aparição de um Doutor que fora apagado da memória porque cometeu atos terríveis agora vem à tona, e este Doutor terá a oportunidade de fazer as pazes com seu passado. O especial conta o que aconteceu na Guerra do Tempo e qual é o paradeiro atual dos Senhores do Tempo.

Além da aparição do incrível John Hurt como o Doutor da Guerra, temos também Matt Smith como o 11° Doutor e Jenna Coleman como sua companion, Clara Oswald. Os atores David Tennant e Billie Piper retornam neste episódio, com Tennant reprisando seu papel como o 10° Doutor, enquanto Piper retrata uma arma apocalítica chamada “O Momento”, projetada como uma imagem baseada em sua personagem Rose Tyler. O especial termina com a participação especial e breve do lendário 4° Doutor, Tom Baker, além de uma breve pista sobre quem seria o próximo ator a encarnar o viajante do tempo (no caso, o 12° Doutor, interpretado por Peter Capaldi)

Sobre Emerson Dutra

Um psicólogo que tem o mundo nerd como seu guarda roupa para atravessar para uma Nárnia que é mais divertida, interessante e justa que nossa realidade compartilhada.

Você pode Gostar de:

Lista: Os 3 piores e os 4 melhores filmes de Christopher Nolan

Obviamente que iríamos chegar nele, um dos diretores mais aclamados da moderna Hollywood, com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *