Não é de hoje que os cinemas estão por um fio de mudarem, os preços não convidativos e a pandemia do corona vírus colocaram em xeque a hegemonia das telonas na questão de lançamentos. Há algum tempo, a Netflix já mostrou ser uma ameaça aos cinemas quando passou a concorrer ao Oscar, agora com outras plataformas de streaming crescendo, os cinemas estão perdendo espaço.
O caso mais recente é o do filme Raya e o Último Dragão, que estreou nas telonas e nas telinhas, pelo streaming Disney+, agora o filme da Viúva Negra corre o risco de não sair nos cinemas por causa do seu lançamento simultâneo no premier access, o serviço de locação de filmes, via streaming, do Disney+. Com o lançamento simultâneo, as redes de cinema podem não lançar o filme nas telonas, como uma manifestação contra o lançamento via streaming.
Lembrando que no ano passado a rede de cinemas AMC Theaters recusou-se a exibir filmes da Paramount Pictures após o estúdio decidir enviá-los diretamente para plataformas digitais sob demanda (VOD). Isso resultou em acordos de carência, que significa que um filme deve ser lançado com exclusividade no cinema e depois de um prazo de carência, poderá ser lançado via streaming.
Até agora é tudo incerto, as especulações e falas de bastidores não confirmam nada, esperamos que tudo se resolva de forma que todos saem ganhando, inclusive nós, consumidores. Entretanto esse problema com Viúva Negra só evidencia o quanto os cinemas devem mudar daqui para frente. Viúva negra estreia em 9 de julho, nos cinemas e também no streaming Disney+, com Premier Access por um custo adicional.