Um jovem baladeiro foge dos estudos para farrear em outros planetas, colocando tudo a perder e no final demonstra maturidade suficiente para impressionar um “adulto”, isso resume o ep. 7 de What if…? e o episódio Cavalo festeiro, de Apenas um Show.
Não como uma jogada muito sagaz, os episódios semanais de What if…? não estão mantendo o alto padrão dos primeiros três episódios, cada semana a aventura no multiverso fica mais aleatória (e sem graça). No ep. 7, 22 de setembro, acompanhamos um Thor festeiro, que por mudanças em sua trajetória (e na de Loki), não se tornou o adulto sério e responsivo que nos foi apresentado em Thor (2011, o primeiro da trilogia).
Aqui Thor é o cavalo festeiro 42699 de Apenas um Show, cujo objetivo é ser um adulto responsável, mas com um obstáculo enorme: festas. Na animação de J.G. Quintel, o cavalo festeiro 42699 foge das aulas para farrear na Terra com Mordecai e Rigby, fazendo do ep. 22 da 6° temporada uma espécie de “inspiração” para o episódio 7 de What if…? Com as devidas diferenças de elenco e de drama, os episódios seguem a mesma dinamicidade: jovem festeiro, problemas com festas que estão perdendo o controle e um adulto para impressionar.
Depois de descobrirem um planeta que foi obliterado, Darcy e Jane Foster vão atrás do que seria o culpado pela destruição do planeta. Chegando à Las Vegas se deparam com um Thor animado e pronto para a festa (e cheio de amigos – um passatempo para os caçadores de easter eggs). E a festa em Vegas é um poucos momentos áureos do episódio, que muda de tom quando a S.H.I.E.L.D. aparece para barrar o deus festivo.
O episódio muda para um tom de responsabilidades (como acontece em Apenas um Show), com os personagens sendo alertados que se o Thor não parar com as festas, a Terra será destruída (assim como em Apenas um Show, a diferença é que na animação da Cartoon Network, um dos cavalos esteiros, o professor, é quem destruiria a Terra). A S.H.I.E.L.D. convoca sua arma secreta, a Capitã Marvel, que banca a “mela-festa”, tentando barrar Thor na força bruta, criando talvez uma das brigas mais esperadas: Thor vs Capitã Marvel.
Mesmo com a disputa de forças, o deus do trovão não desiste de farrear, até saber que sua mãe, Frigga está vindo à Terra dar uma bronca no filho, nesse momento, o cavalo festeiro da Marvel, organiza todos os seus convidados em uma “festa da arrumação” e quando Frigga chega, para a surpresa dela, a Terra está em ordem e Thor estudando.
Todo o episódio é uma “cópia” do episódio do Cavalo festeiro, com as caras da Marvel e uma pancadaria entre Thor e Capitã (que é ruim. diga-se de passagem). Entretanto, o humor de What if…? beira cartoons como Animaniacas ou Looney Tunes em alguns momentos, como na briga no deserto, onde Thor é um personagem bobalhão e cartunesco. O episódio 7 quebra o ritmo dos outros episódios, sendo um episódio feito para fãs, apenas fãs. Àqueles que nunca viram uma produção Marvel, ao se depararem com este episódio, possivelmente não entenderão muita coisa.
What if…? caminha para a reta final da temporada de estreia, com acertos e erros, o ep. 7 é um divisor de águas, acerta na fórmula, mas erra na essência.