O 5° episódio de What if…? (08/09) trouxe uma versão alternativa dos heróis em um apocalipse zumbi. E sem dúvidas, este era o episódio mais aguardado pelos fãs, principalmente por encabeçar as campanhas de marketing.
O episódio começa com o Dr. Banner chegando ao planeta Terra para avisar sobre a chegada de Thanos, quando é recebido por um planeta, aparentemente, vazio e desértico. Logo, é abordado pelos lacaios do Titã Louco, que são abatidos/devorados pelas versões zumbis do Homem de Ferro, Wong e Dr. Estranho. Daí para frente, o que era para ser uma aventura em um apocalipse zumbi se transforma num quebra-cabeças de gêneros do audiovisual, com drama, romance, comédia, aventura e suspense, mas tudo isso tão rápido que o episódio mal tem um desenvolvimento atrativo.
Se não bastasse o roteiro apressado e sem apego (ou com apego forçado), os zumbis do episódio variam entre o zumbi que mal se move e o zumbi cheio de ação e que é capaz de usar seus poderes, ou armadura. Criando um universo sem coesão e pouco interessante. Com quase toda a população da Terra transformada em zumbi, assistir aos heróis buscando algum modo de reverter isso é patético, é como assistir um pedra rolando ladeira abaixo, mas no caso, a pedra acredita que possa subir a ladeira novamente.
E já tem algum tempo que zumbis estão fora de moda, The Walking Dead e até Resident Evil estão aí para nos mostrar isso. A abordagem clássica, sobreviventes X zumbis, já está batida. Entretanto, quando surge um algo mais (super-heróis zumbis), a abordagem clichê é bem-vinda, no entanto, não é isso que acontece no 5° episódio. A direção e o roteiro buscaram atingir todos os clichês: uma turma etnicamente diversa com um branco salvador, sacrifícios desnecessários, mortes que poderiam ser evitadas, romances entre “humanos” e zumbis e um final que surpreende 0 pessoas.
Mesmo a Marvel apostando em heróis-zumbis, a execução do episódio é tão desastrosa que em quase todos os momentos o fato de ter heróis-zumbis, pouco interferem no episódio, a maioria dos momentos parece que estão apenas revoltados com a Equipe. Toda a tensão da sobrevivência ou busca pela cura, ou até mesmo a relação do sobrevivente com os zumbis foram feitas de maneiras tão “jogadas”; o Peter Parker com seu vídeo tutorial de sobrevivência; o Hulk “dando a vida” para salvar a equipe; o sacrifício da Vespa; Scott Lang como o alívio cômico (sem necessidade, já que o Parker tinha essa função no episódio) e o final com Thanos zumbi, todas essas coisas descartam os clichês com zumbis, que tornariam o episódio mais palatável – esta é uma das ocasiões onde seguir um clichê básico é fundamental.
O episódio 5 de What if…? é um episódio com mania de grandeza, ao tentar colocar tantos elementos em poucos minutos, transformou uma possível aventura com zumbis em um mix de eventos esquecíveis, se tornando mais uma obra sobre zumbis que não vale a pena assistir.