Após a aquisição histórica da Activision Blizzard pela Microsoft, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse que conversou com a Sony sobre honrar os acordos existentes e “nosso desejo de manter Call of Duty no PlayStation”.
Spencer disse anteriormente que o acordo da Activision do Xbox não pretendia “afastar as comunidades” do PlayStation, e agora ele compartilhou um tweet confirmando o “desejo” do Xbox de manter Call of Duty nas plataformas PlayStation de alguma forma.
“Tive boas ligações esta semana com líderes da Sony”, escreveu Spencer. “Confirmei nossa intenção de honrar todos os acordos existentes na aquisição da Activision Blizzard e nosso desejo de manter Call of Duty no PlayStation. A Sony é uma parte importante de nossa indústria e valorizamos nosso relacionamento.”
Had good calls this week with leaders at Sony. I confirmed our intent to honor all existing agreements upon acquisition of Activision Blizzard and our desire to keep Call of Duty on PlayStation. Sony is an important part of our industry, and we value our relationship.
— Phil Spencer (@XboxP3) January 20, 2022
Isso é significativo para qualquer um, e particularmente para os usuários do PlayStation, ansiosos para saber o que o acordo da Activision e do Xbox significa para a exclusividade daqui para frente. O acordo não deve ser fechado até o ano fiscal de 2023, que termina em junho de 2023, mas é razoável esperar que pelo menos alguns títulos futuros da Activision Blizzard sejam exclusivos do Xbox. No entanto, de acordo com Spencer, Call of Duty permanecerá multiplataforma por um período de tempo não especificado. Dito isto, o uso seguramente pensativo de Spencer da palavra “desejo” em referência aos planos do Xbox de manter a multiplataforma de Call of Duty indica algum espaço para manobras.
O tweet de Spencer também é uma grande notícia simplesmente pelo fato de ser a primeira confirmação de que o Xbox e a Sony estão em conversa sobre a aquisição. Pode-se supor isso considerando a escala do acordo, mas é fascinante ouvir insights diretamente do chefe do Xbox. Da parte da Sony, um porta-voz disse recentemente ao Wall Street Journal que a Sony espera que os jogos da Activision Blizzard permaneçam no PlayStation devido a “acordos contratuais”.