Zack Snyder respondeu aos comentários de Martin Scorsese sobre filmes de super-heróis.
“Oh, é justo. Martin Scorsese é um gênio. Se você é realmente bom em alguma coisa, comentar sobre esse mundo está completamente dentro de seus direitos”, disse Snyder ao The Guardian. “E isso não diminui o meu respeito por ele. Tenho certeza de que ele não estava falando sobre meus filmes [risos]. Ele poderia estar, mas gosto de pensar que não. Ele se referia aos outros. “
Em 2019, Scorsese escreveu no The New York Times sobre comentários críticos que havia feito anteriormente sobre os filmes da Marvel: “Muitos dos elementos que definem o cinema como eu o conheço estão nas fotos da Marvel. O que não existe é revelação, mistério ou emoção genuína. Nada está em risco. As imagens são feitas para satisfazer um conjunto específico de demandas e são projetadas como variações sobre um número finito de temas. “
O diretor de Goodfellas e Taxi Driver continuou: “Eles são sequências no nome, mas são remakes no espírito, e tudo neles é oficialmente sancionado porque não pode ser de outra maneira. Essa é a natureza das franquias de filmes modernos: pesquisa de mercado , testados pelo público, examinados, modificados, revisados e remodelados até que estejam prontos para o consumo. “
Snyder dirigiu quatro filmes de super-heróis sob a marca da DC: Watchmen, Homem de Aço, Batman v Superman: Origem da Justiça e Liga da Justiça: Snyder Cut. O diretor até elogiou a Marvel na entrevista, comentando que ele não teria mudado nada se estivesse no comando da franquia: “Nada. Eu poderia ter mudado para que talvez ganhasse menos ou fosse menos querido. Mas pelo que eles criaram – não sei se existe uma maneira melhor de fazer isso. “
O filme mais recente de Snyder, Exército dos Mortos, já está disponível na Netflix. Scorsese, por sua vez, está atualmente rodando seu próximo filme Killers of the Flower Moon, estrelado por Robert De Niro, Leonardo DiCaprio, Jesse Plemons e Lily Gladstone. Killers of the Flower Moon ainda não tem data de lançamento.